quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA INTERNACIONAL DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

O DACSS mais uma vez vai à luta para defender os direitos do cidadão, pois o exercício da cidadania só é pleno quando a sociedade respeita as mulheres e seus direitos. Direitos estes, conquistados ao longo do tempo, com muita luta e sofrimento.
A mulher, certamente, tem conquistado espaço, nas relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Mas, até que ponto isto é aceito e bem visto pelos homens e até mesmo por outras mulheres com educação sexista-machista?
Não basta ser inteligente e eficiente: a mulher precisa ser bonita, magra, se vestir bem, estar cheirosa e bem tratada, e principalmente ser "santa", ou bem comportada. Não sendo assim, sofre violências psicológicas, morais, sexistas e até mesmo físicas, nas escolas, universidades, empresas, no trânsito, em todo e qualquer lugar.
A mulher é tratada como submissa pelo pai, irmão, marido e depois filho. Se não obedece, é agredida. E muitas vezes, por ter tido uma educação machista, acredita que merece a punição. Poucas procuram ajuda, e dessas, a maioria volta atrás por medo, vergonha, ou até mesmo falta de condições econômicas para o auto-sustento.
Hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher. Faz 29 anos que esta data foi estabelecida para representar a luta contra uma violência que acontece todo o dia, a cada segundo, no Brasil: a violência contra a mulher.

"As estimativas mostram que a escalada de violência contra a mulher tem diminuído sua vida em até 9 anos. No Brasil, a cada 4 segundos, uma mulher é agredida em seu lar, sem esquecer a agressão nas ruas, nos locais de trabalho e estudo. Soma-se a isso a violência econômica, nas duplas e triplas jornadas de trabalho e o assédio sexual e moral."
[Por Socorro Aguiar - 1ª vice-presidente da Regional Norte II do ANDES-SN e membro da coordenação do GT Etnias, Gênero e Classe - GTEGC]

HISTÓRICO


25 de Novembro - Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher.

Esta data foi estabelecida no 1º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal.Las Mariposas, como eram conhecidas as irmãs Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, foram assassinadas pelo ditador Trujillo, em 25 de novembro de 1960, na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram brutalmente violentadas e assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura tirânica simulou um acidente. Minerva usava o codinome “Mariposa” no exercício de sua militância política clandestina.
Este horroroso assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano, e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo. Pela significância histórica desses acontecimentos, o dia 25 de novembro é hoje, mundialmente, um símbolo da luta internacional contra a escalada da violência à mulher nas mais diversas partes do planeta.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA


O DACSS, neste 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, reitera seu mais profundo compromisso com a luta pela superação do racismo e suas conseqüências socioeconômicas que historicamente se instauraram no Brasil, ao longo de séculos de escravidão e sofrimento do povo negro. Nos colocamos ao lado da população negra no combate à falta de oportunidades e discriminação no mercado de trabalho e na vida cotidiana.

Nas últimas décadas, o Movimento Negra brasileiro e mundial tem conseguido avanços na luta pela igualdade e contra o preconceito, com grandes marcos, como as lutas nos USA de Martin Luther King, Malcon X e Panteras Negras, e de Nelson Mandela contra o Apartheid, na África do Sul, além dos milhares de negras e negros anônimas(os) que se esforçam dioturnamente para enfrentar e herança maldita do colonizador para o povo afro-descendente. Entretanto, o atual desenvolvimento social não consegue reverte as assimetrias sociais históricas. O capitalismo sempre explora impiedosamente a classe trabalhadora - base social que compreende a maioria da população negra. Tal qual os senhores de engenhos  e de charqueadas, a burguesia se apropria gananciosamente das riquezas produzidas pelos braços dos trabalhadores e trabalhadoras, em especial, dos negros, que continuam recebendo salários inferiores aos de colegas brancos que ocupam os mesmos cargos.

Devemos somar forças políticas e sociais com militantes de movimentos sociais (em especial, do Movimento Negro) e trabalhadores, para aprofundar a luta antineoliberal em curso, elevando o protagonismo da classe trabalhadora. Percorrer caminhos que consolidem uma ampla unidade do campo progressista, democrático e popular, na construção de um novo projeto de desenvolvimento nacional, livre do racismo, preconceito e intolerância, e de todas as formas de discriminação, na construção de uma sociedade mais justa e humana, na qual o sonho de Luther King, de que um dia nossos filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter, se torne realidade. Vivas ao Dia da Consciência Negra! Vivas às lutas do povo trabalhador! Zumbi vive!


HISTÓRICO DO DIA DA COSNCIÊNCIA NEGRA

Fonte: http://www.myspace.com/poccinternational/blog/208259498

Nesta data [20 DE NOVEMBRO], em 1695 Zumbi é preso, torturado e assassinado após ser delatado e perseguido pelo exército colonial com a participação de militares de vários estados, sob o comando de Domingos Jorge Velho, chefe das tropas de São Paulo. O líder do QUILOMBO DOS PALMARES foi apunhalado e degolado tendo sua cabeça cortada e exposta em praça pública, na cidade do Recife em Pernambuco. Os quilombos, de Kilombu no idioma africano quimbundo, significa acampamento, onde consolidou-se no período colonial um movimento de resistência sócio-potítico e econômico das massas de escravos negros onde rejeitavam a submissão , a exploração e a violência do regime escravista. Em Palmares, foi implementado um sistema de participação democrática através de conselhos populares onde negros, índios e brancos representavam seus mocambos nas decisões políticas, bem como da produção e distribuição da safra agrícola, por exemplo Existiram vários quilombos naquela época, e ainda hoje existem mais de 1.000 Comunidades Remanescentes de Quilombos no Brasil. O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de Novembro foi uma conquista do Movimento Negro Brasileiro através da iniciativa do grupo gaúcho Palmares, liderado pelo professor Oliveira Silveira.

DACSS APOIA CHAPA 'TODAS AS VOZES' DACOM

O Movimento Estudantil (ME), como os movimentos sociais de forma geral, vive um momento de descenso. Nas últimas duas décadas, o ME perdeu muito de sua combatividade e criticidade, salvo lutas esporádicas e específicas. Entretanto, os estudantes não podem esquecer de seu papel histórico de agentes de transformação da realidade, se pautando na luta pelas causas estudantis e ao lado do povo trabalhador. Nas conhecidas palavras de Florestan Fernandes, ‘Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo’. Entretanto, para mudar o rumo da história é necessário seguir outro caminho. Nossa batalha cotidiana deve ocorrer em todos os níveis,  mas sobretudo na base dos cursos, dentro das universidades e da salas de aula. É este o trabalho que a Gestão ‘Seguindo a Canção!’, à frente do DACSS até o segundo semestre de 2011, desenvolve internamente, em nossos cursos, e busca construir juntamente com outros Diretórios da UFSM. Neste sentido, por compreendermos a importância do trabalho junto à base, pela identidade nas lutas e pela confiança política, apoiamos os colegas da chapa Todas as Vozes nas eleições para o Diretório Acadêmico Mário Quintana (Comunicação Social UFSM). Vamos juntos rumo à vitória!

"Para a luta continuar, vamos com Todas as Vozes, Seguindo a Canção!'
Diretório Acadêmico das Ciências Sociais e Sociologia - DACSS UFSM
Gestão 'Seguindo a Canção!'

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AQUISIÇÃO DE LIVROS PELA BIBLIOTECA CENTRAL - UFSM

A Biblioteca Central da UFSM está realizando Campanha de Aquisição de Livros. É uma ótima oportunidade para indicarmos livros de nossa área que não temos hoje na UFSM. A solicitação de livros pode ser feita através do site da UFSM no link "SOLICITAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA/BC", localizado na lateral direita da página. A planilha deve ser preenchida e enviada para o seguinte e-mail: livrosbc@gmail.com.  Os livros solicitados serão incluidos no planejamento de aquisição bibliográfica durante o exercício de 2011.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

RELATORIA – CONSELHO DE DA’s - 03-11-10



Pauta 1: Estatuinte
Resoluções:
- Pressionar a Reitoria e os Conselhos Superiores para que seja realizado um Congresso Estatuinte, com a participação dos três setores da UFSM (estudantes, funcionários e professores)
- Diretórios divulgarem Assembléia Geral, realizada no dia 04 de novembro, às 12h, em frente à Biblioteca Central

Pauta 2: ENADE
Resolução: Reunião do Grupo de Trabalho sobre ENADE e interessados, dia 11 de novembro, às 1730min, no DACEFD, para elaborar material de incentivo ao boicote do ENADE e conversar com Diretórios de Cursos onde será aplicada a prova em 2010.

Pauta 3: Transporte público e aumento da passagem em Santa Maria
Resolução: Reunião com interessados dia 07 de novembro, às 19h, no DCE, para deliberar sobre os próximos passos na luta pela redução da tarifa e por um transporte público de qualidade.

Pauta 4 : Comissão Eleitoral para Eleições do DCE
Resoluções:
- Composição da Comissão Eleitoral: 01 representante do DCE, 05 de DA’s da UFSM Campus de Santa Maria e 03 representantes dos demais Campi da UFSM (CESNORS e UDEESM).
- Representantes da UFSM: Diretórios Acadêmicos das Ciências Sociais e Sociologia, Letras, Agronomia e Engenharia Química, além das Diretorias das Casas do Estudante I, II e III.
- Reunião da Comissão dia 08 de novembro, às 17h, para decidir como será a Eleição (data, inscrições de chapas, campanha, etc)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AUMENTO DA PASSAGEM I

Artigo sobre o aumento da passagem do transporte coletivo em Santa Maria, escrito pelo membro da Diretoria Executiva do DACSS, Igor Medeiros (2º semestre do Curso de Ciências Sociais Bacharelado), e publicado no jornal A Razão, em suas edições impressa e on-line, no dia 25 de outubro de 2010. Clique na imagem abaixo para ampliar.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PLANO DE GESTÃO 2010/2011

- Outubro a dezembro de 2010 - Otimização do processo comunicacional, com a reformulação do blog do DACSS, adicionando funcionalidades (como espaço para publicação de textos dos acadêmicos e dos balancetes financeiros mensais) e dinamização do processo de comunicação interna, com a utilização de redes sociais (Orkut, Twitter, etc).

- A partir de outubro de 2010 - Promoção de Ciclo de Debates (com horas de ACGs) sobre Movimento Estudantil, REUNI, ENADE, Universidade hoje, sociologia no ensino médio e reforma curricular (curso único de ciências sociais, com formação em licenciatura e bacharelado ou especialização do curso de sociologia, com mais cadeiras de didática e de inclusão, além de libras, que já existe).

- A partir de novembro de 2010 - Estruturação uma videoteca e uma biblioteca

- A partir de novembro de 2010 - Ampliação da atuação política no Movimento Estudantil, através da integração com outros Diretórios Acadêmicos parceiros e com outros cursos de Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia e Ciência Política da região e do país, buscando rearticular a Federação do Movimento Estudantil em Ciências Sociais (FEMECS).

- A partir de novembro de 2010 - Campanhas anti-fumo dentro dos prédios da universidade, através de material gráfico e de debates acerca do assunto.

- A partir de novembro de 2010 - Promoção de campanhas financeiras de contribuição voluntária, para a aquisição de material de consumo interno (papel higiênico, café, etc), disponível no Diretório às(aos) acadêmicas(os) dos nossos Cursos.

- Março de 2011 - Debater em Assembléia Geral o processo em curso da Estatuinte Universitária, além de participar ativamente da construção do novo Estatuto que regerá o funcionamento da UFSM, exigindo paridade entre os três segmentos (estudantes, funcionários técnico-administrativos e professores).

- Primeiro semestre de 2011 - Aproximação de outros diretórios para promover Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).

- Primeiro semestre de 2011 - Promoção de debates que norteiem a construção do Pré-ERECS e ERECS (Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais).

- Primeiro semestre de 2011 - Promoção de debates sobre feminismo/relações de gênero e diversidade sexual, em parceria com o GEPACS e Grupo de Mulheres.

- Primeiro semestre de 2011 - Criação o Ciclo de Cinema do DACSS

- Quando houver liberação para contratações - Reivindicar junto ao Colegiado do Departamento que nos próximos Editais, seja contratado um(a) professor(a) capacitado(a) à ministrar aulas em novas áreas de carreira pública não-acadêmica (em órgãos de administrações federal, estaduais e municipais, por exemplo).

- Mensalmente - Produção de informativo impresso

- No início de cada mês - Publicização das contas do DACSS, com a publicação de balancetes financeiros mensais

- Após cada reunião dos Colegiados ou Conselhos - Publicação de relatórios sobre atuação nos Colegiados dos Cursos e de Departamento, e nos Conselhos de Centro e de Diretórios Acadêmicos

terça-feira, 19 de outubro de 2010

I CÍRCULO DE DEBATES DO DACSS ‘A UNIVERSIDADE HOJE’


O Diretório Acadêmico das Ciências Sociais e Sociologia convida a comunidade acadêmica para o I CÍRCULO DE DEBATES DO DACSS ‘A UNIVERSIDADE HOJE’. Os debates exploram temas de extrema relevância para a compreensão do modelo de universidade atual, e que tiveram peso considerável no boicote ao ENADE pelos acadêmicos do Curso de Ciências Sociais da UFSM no ano de 2008, resultando na nota 2, o que motivou a visita in loco do MEC, a qual ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro. Os debates serão realizados na sala 2275 do Prédio 74 (CCSH Campus), das 18h10min às 19h10min, na próxima quarta-feira, 20 de outubro (Reforma Universitária: REUNI, Parcerias Público-Privadas e Lei de Inovação Tecnológica) e quinta-feira, 21 de outubro (ENADE e visita do MEC). Não é necessário fazer inscrição. Será fornecido certificado de 2 horas, relativas a cada encontro.

Indicação de leituras:

http://www.aduff.org.br/documentos/download/caderno_andes_gtpe.pdf


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SAMBA, SUOR E MUITO MAIS SACANAGEM!


Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrespeitável público! O Diretório Acadêmico das Ciências Sociais e Sociologia orrrrrrrrgulhosamente apresenta a festa Samba, Suor e Muito Mais Sacanagem! Pra quem foi na primeira edição da festa, ocorrida em dezembro de 2009, manteremos o sambinha swingado e a ceva gelada, e esperamos que a pitadinha de sacanagem de outrora seja agora o ingrediente principal!

A festa rola no próximo sábado, dia 16 de outubro, na Boate do DCE, a partir das 23h59min59s. A entrada é franca e amiga para universitários e custa 5 pila pra não-universitários. Tire suas sacanagens empoeiradas do armário, convide a galera e apareça! Você não perde por esperar!